Caro leitor, deixamos aqui alguns conselhos que pode utilizar, caso tenha um aluno que sofra de gaguez.
O que deve fazer?
1- Em primeiro lugar, deve tratar a criança da mesma forma como trata as outras. Na verdade é igual a uma criança sem gaguez.
2- Deve tomar atenção ao que ela diz e não ao modo como esta se pronuncia. Caso veja que a criança se encontra ansiosa, deve dizer que não tem pressa, para ela falar à vontade e não incomodá-la.
3- Deverá incentivar a mesma a participar nos dias em que note que esta sente mais facilidade para falar.
4- Depois de ouvir a criança, poderá repetir por outras palavras o que esta disse, de modo a que ela perceba que a mensagem foi chegada a si, tornando assim a conversa natural. Desta forma, ela sentir-se-á mais segura.
5- Enquanto fala com a criança gaga, deve diminuir a sua velocidade de elocução, marcando bem as pausas no discurso e olhar-lhe nos olhos.
6- Para que a criança diminua mesmo a sua ansiedade, poderá fazer perguntas de respostas curtas. Poderá utilizar esta estratégia até verificar que há um maior à vontade para falar em frente à sua turma.
7- De entre muitas das avaliações realizadas aos alunos, uma delas é a da leitura. Para um gago, ler é um “pesadelo”. Assim, para a realização desta tarefa, poderá pedir uma leitura a pares.
8- Num dia em que a criança não for à escola, ou que esteja ausente, poderá falar com a sua turma, com o intuito de explicar o que não devem fazer, como é o caso de gozar, rir-se, imitar,…
O que deve evitar?
2- Pedir-lhe para pensar primeiro no que vai dizer, respirando antes de falar.
3- Terminar-lhe o discurso, pressupondo as palavras a utilizar pela mesma.
4- Propor por exemplo que quando disser uma frase, pare a meio da mesma para respirar, terminando-a de seguida.
5- Enquanto a criança fala, não mostre impaciência, desconforto e até mesmo alguma irritação por ouvi-la falar.
Não se esqueça que você pode ser uma grande ajuda para a criança gaga. Se demonstrar paciência, interesse,… pelo seu discurso, esta acabará por criar confiança e assim ficar mais calma diminuindo a ansiedade.
16 de dezembro de 2012 às 13:36
Desde já muitos parabéns pelo vosso blog. Eu sou professor de primeiro ciclo e tenho um aluno gago. Gostei muito das vossas "dicas". Parabéns continuem com um excelente trabalho.