Quando a criança entra para o 1.º
ciclo as suas rotinas de jardim de infância sofrem alterações. Os professores,
por norma, costumam não ser os mesmos e ocorre a mesma situação com os seus
colegas e a sua escola. Todas estas alterações não são fáceis para qualquer
criança, pois a rotina faz com que haja um sentimento de segurança e estas
mudanças fazem com que exista mais vulnerabilidade.
Entre os 6 e os 11 anos de idade
a criança desenvolve uma maior consciência de si e do outro, ela alarga a visão
que tem do mundo e desenvolve o pensamento. Compara-se com as pessoas com quem
convive, procurando diferenças e semelhanças. A partir desta altura a criança
com gaguez vai deparar-se com uma série de entraves comunicativos.
A gaguez não se encontra
diretamente ligada à inteligência, mas há que ter em conta que as crianças com
gaguez poderão ter dificuldade em transmitir o que sabem ou as suas opiniões.
Algumas situações sociais são
difíceis para um aluno que gagueje, pois alguns poderão causar danos emocionais
e psíquicos. São exemplos destas situações:
Apresentar-se à turma pela
primeira vez;
Iniciar uma amizade;
Falar em grupo e acompanhar
velocidade de fala dos colegas;
Falar com professores;
Etc..
Adaptado de: Gaiolas, M. (2010). Gaguez, da
Infância à Adolescência. Cascais. Vogais & Co.